Homenagem a Gustavo Lerner

Por Raymond Lodge

Gustavo Lerner
Gustavo Lerner

Foi no ano de 1996, seguindo o seu time de coração River Plate, que este visionário, obstinado e amigável argentino chegou ao Chile. Aparentemente foi amor à primeira vista já que, nesse mesmo ano, decidiu se instalar em terras chilenas e, com um amigo, abriu uma pizzaria. Seu amor pelos animais também foi demonstrado logo de cara, através da adoção de Risas, seu fiel amigo canino que o acompanhou até pouco tempo atrás.

Sua vida mudou de rumo quando decidiu vender seu restaurante para iniciar um caminho ligado à natureza. Para isso, freqüentou seu primeiro Curso de Design de Permacultura, na Ecovila Gaia, na Argentina, participou do “Chamado do Condor”, no Peru, e em seguida, do Chamado do Beija Flor, no Brasil. Todas essas ferramentas, experiências e inspirações transformaram-se em um Ecocentro na zona central do Chile, uma grande aventura onde também embarcou Margarita, sua mãe.

 

Eluwn, que em tradução literal do mapudungun, significa “dar-se mutuamente” ou, “dar um ao outro” é um verdadeiro reflexo do que Gustavo prega e prática: um espaço pioneiro através do qual nos identificamos tanto como oficineiros e participantes; visitantes e voluntários, onde muitos membros de projetos de ecovilas e redes semelhantes co-existem no Chile. Durante estes 10 anos, Eluwn e seus anfitriões têm testemunhado milhares de agradáveis ​​conversas, histórias e inspirações para novos tecedores de sonhos sustentáveis.

Os Chamados do Peru e do Brasil foram a motivação para que Gustavo, juntamente com outros companheiros, promovessem, em 2008, o 1º Encontro Bioregional do Chile, o “Chamado do Espinho” – um espaço onde começou-se a desenvolver a hoje Rede de Ecoaldeias do Chile: EcoChile, um movimento forte, com relações profundas que se consolidaram ao longo dos anos.

Gustavo Lerner en Taller de Permacultura para Todos

 

Mesmo com todas essas conquistas, estes dias de março e abril de 2015 estão sendo difíceis. Depois de um incêndio devastador, Gustavo e toda a família Eluwn estão sofrendo. O fogo não deixou nenhum edifício em pé e Gustavo, tentando salvar seus animais de estimação, foi gravemente queimado. Sua condição é estável, mas seu estado de saúde ainda é crítico. Esta notícia nos atingiu duramente, no fundo do coração do nosso movimento ecológico, mas também despertou uma cadeia de ajuda (principalmente espiritual) raramente vista antes.

Sem dúvida, Gustavo e Eluwn estão colhendo o que semearam durante tantos anos e tanto carinho se traduz em luz, cura, apoio, esperança e todo um conjunto de sentimentos que está chegando a ele através da Paula, sua companheira; Margarita, sua mãe e toda a família Eluwn.

 

Nós convidamos você a se juntar a esta grande corrente de cura e amor para que Gustavo possa ganhar este que está sendo seu jogo mais difícil.